Vai correr no calor? Reduza o ritmo no início do treino para não perder fôlego

shutterstock_271209623Gustavo Luz*

Com roupas adequadas, você pode se exercitar e ter boa performance quando a temperatura ambiente está muitos graus abaixo da sua temperatura corporal.

Entretanto, o corpo entra em “modo de sobrevivência” com apenas alguns graus acima (da temperatura corporal).

Os dois maiores problemas de treinar ou competir no calor e na alta umidade são: o aumento da temperatura do corpo e a desidratação.

O primeiro afeta imediatamente a sua desenvoltura e, o segundo, aos poucos, vai minando a sua capacidade de produzir energia.

Se na hora da largada a temperatura estiver acima dos 26 °C e a umidade beirando os 80%, é quase certo que você não consiga manter aquele seu ritmo de treino.

Bater recorde pessoal, então, fica mais difícil ainda.

Sabendo disso, o seu ajuste tem que ser feito antes da largada.

Se, por exemplo, seu ritmo de começo é de 5 minutos/km, uma boa estratégia é começar uns dez ou 20 segundos mais lento.

Faça essa avaliação com calma, pode ser que dê para acelerar um pouco com o passar dos quilômetros, mas pode ser que você tenha que ir ainda mais devagar.

Desconsiderar essas duas variáveis importantes (temperatura e umidade) ou colocar essa estratégia mais conservadora em prática só lá na frente (quando você perceber que já não dá mais e ainda está na metade do caminho), pode fazer com que você acabe vagando.

E, aí, aqueles três minutos que você ganhou porque não aliviou no começo viram 15, se arrastando para completar a corrida.

Numa situação de temperatura e umidade elevadas, seu corpo gasta ainda mais energia para não superaquecer, sobrando menos energia para movimentar os músculos.

E, na prática, isso significa essa segurança de alguns segundos a mais por quilômetro no seu ritmo.

*Gustavo Luz, educador físico, treinador de corrida e triatlo desde 2006 e praticante há quase 15 anos. Diretor técnico da G-Luz Top Team, vive atento a tudo que se refere a fisiologia do exercício. Também fala com o conhecimento empírico de quem está sempre frequentando as competições.

Visite o portal do Sindi-Clube e saiba mais de assuntos que interessam ao seu clube.

Facebook
Facebook
Google+
http://blog.sindiclubesp.com.br/vai-correr-no-calor-reduza-o-ritmo-no-inicio-do-treino-para-nao-perder-folego/">
Twitter
Visit Us
YouTube
YouTube
Pinterest
LinkedIn
RSS
Notícias por Email
SHARE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *