Treinador dá dicas para você não deixar os exercícios de lado nas férias

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Gustavo Luz*

Quando o mês de julho chega, muita gente aproveita pra dar um tempo nos treinos por causa de viagem, férias dos filhos ou simplesmente pra dar uma descansada maior por um tempo.

Se você está em dia com a corrida, sem problemas, boas férias!

Mas se o seu objetivo com a modalidade é perder peso e reduzir o percentual de gordura, por exemplo, uma sugestão é não parar totalmente.

Confira abaixo quatro estratégias para se manter treinando, pelo menos um pouco.

  1. Tente treinar pelo menos dois dias por semana.

Isso pode ser muito menos do que o seu normal semanal, mas é o suficiente para queimar algumas calorias e te dar um pouco mais de paz para uma eventual saída da dieta.

  1. Os treinos não precisam ser longos nem difíceis.

Se você for viajar, por exemplo, experimente fazer treinos alternando corrida com um pouco de caminhada. Você treina e ainda aproveita pra conhecer a cidade, com um treino confortável.  E não tem problema parar pra tirar fotos.  Uma sugestão é fazer treinos de 45 minutos, alternando quatro minutos de corrida com um minuto de caminhada.

  1. Se você for para um lugar onde não dá pra treinar mesmo.

Experimente fazer dois exercícios que podem ser feitos em quase em todos os lugares: flexão de braços e agachamentos. Pode ser flexão de braço com o apoio do joelho, não tem problema, o objetivo aqui é não deixar o dia passar em branco sem exercícios. Uma boa estratégia é fazer esses exercícios dia sim, dia não. Uma sugestão para quem quer experimentar é começar com duas séries de seis ou oito repetições na flexão e duas séries de dez ou 12 agachamentos simples com o peso do corpo.

  1. Se está difícil de fazer algum exercício e o universo está conspirando contra, a sua única saída é tentar comer um pouco menos!

E isso, dependendo de como são as férias, pode ser uma tarefa árdua também.

Mas, para minimizar um pouco os danos, experimente fazer dois dias comendo mal por um dia comendo bem. Pode parecer estranho, mas se você deixar de consumir 300 calorias em um dia, já vale uma corridinha de meia hora.

*Gustavo Luz é educador físico formado pela Estácio de Sá, treinador de corrida e triatlo desde 2006. Diretor técnico da G-LUZ Top Team vive atento a tudo que se refere à fisiologia do exercício. Também fala com conhecimento empírico de quem está sempre frequentando as competições.

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