Sonho olímpico transforma vidas de jovens do Distrito Federal

Foto: Francisco Medeiros/M.E

Duas vezes medalhista olímpico, Joaquim Cruz intensificou suas atividades sociais, logo depois de conquistar a prata nos 800m na Coreia do Sul, em 1988.

Quatro anos antes, o corredor havia levado ouro em Los Angeles, EUA.

Em 1989, criou o clube dos DescalSOS, dando apoio material a jovens atletas.

A iniciativa levou à fundação de um instituto com seu nome, em 2003.

No entanto, foi há cinco anos que o Instituto Joaquim Cruz se expandiu, com base no programa “Rumo ao Pódio Olímpico”, que visa desenvolver talentos de alto rendimento.

Atualmente, 16 atletas treinam todos os dias no Centro Olímpico de Ceilândia, Distrito Federal, e nas trilhas da Floresta Nacional, em busca de índices para provas de fundo e meio-fundo da próxima Olimpíada.

Por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, os jovens de 15 a 21 anos que treinam no Instituto contam com vale-transporte e refeição além de bolsa aprendizagem, passagem e hospedagem para competir, plano de saúde, equipamento e uniforme.