Sindi Clube aprova legislação que dispensa atestado médico para atividades físicas

Young People Spinning in the fitness gym

O presidente do Sindi Clube, Paulo Movizzo, afirmou nesta terça-feira (31) que aprova a Lei Estadual 16.724, de 22 de maio de 2018, que substitui a exigência de atestado médico para a prática de atividades físicas nos clubes e academias pela resposta ao questionário Prontidão para Atividade Física (PAR-Q, na sigla em inglês).

“A medida elimina uma barreira onerosa para a prática de atividades físicas nos clubes, introduzindo um método de avaliação reconhecido internacionalmente”, diz o presidente.

O novo texto extingue a obrigatoriedade de atestado médico por profissional credenciado e impõe o preenchimento pelo associado ou cliente de um questionário com sete perguntas para que a prática de atividades físicas seja realizada.

Se o praticante responder positivamente alguma questão, é recomendado que ele converse com o médico antes de programar a atividade.

Segundo Movizzo, “existia uma cultura prevalente, com relação à prática de exercícios físicos em clubes e academias, como processos de avaliação física e diagnóstico, que acabava representando verdadeiros obstáculos e gerando dificuldades a serem superadas”.

Para ele, “a desburocratização com a introdução do PAR-Q vai estimular a atividade física e aumentar o número de praticantes”.

O presidente do Sindi Clube ressalta, no entanto, que “ainda que a lei não coloque como obrigatória a avaliação física, é importante que ela seja feita, para que o associado ou cliente de academia, sem exigências burocráticas, possa receber os parâmetros iniciais necessários para alcançar os objetivos dos exercícios”, finaliza.

Visite o nosso portal e curta o Sindi-Clube no Facebook Instagram para saber mais de assuntos que interessam ao seu clube.

Facebook
Facebook
Google+
http://blog.sindiclubesp.com.br/sindi-clube-aprova-legislacao-que-dispensa-atestado-medico-para-atividades-fisicas/">
Twitter
Visit Us
YouTube
YouTube
Pinterest
LinkedIn
RSS
Notícias por Email
SHARE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *