Sempre (só) aos domingos

Pesquisa aponta que prática de atividade física de modo intenso, somente uma vez por semana, aumenta em quase três vezes o risco de complicações ortopédicas e cardíacas

Foto: Shutterstock
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Nabil Ghorayeb*

Foi música de filme famoso nos anos 60, hoje é titulo do nosso post.

Sem dúvida, o sedentarismo que atinge 80% da população deve ser fortemente combatido, porém com opções possíveis de serem seguidas por todos.

Desde para a criança como até o mais longevo, a atividade física deve ser estimulada.

As pesquisas consistentes pelo mundo afora seja de médicos como de outros profissionais da saúde, liderada pela OMS (Organização Mundial da Saúde), mostram redução das doenças crônicas degenerativas e até comportamentais, nos indivíduos chamados de ativos.

Em relação a internações e faltas ao trabalho os números mostram 35% a 40% de aumento desses itens nos sedentários, para tratamento dessas mesmas doenças nos ativos.

As despesas com saúde caem brutalmente onde a população é mais ativa segundo estudo mundial dos fatores de risco conhecido como Interheart.

A nossa Sociedade Brasileira de Cardiologia, pelo seu Departamento de Exercicio, Esporte e Reabilitação Cardiovascular (DERC) tem debatido profundamente a atividade física e o esporte nos Congressos de Cardiologia.

Bem e quem só se movimenta aos domingos ?

Sabemos que qualquer decisão de se mexer é benéfica, mas se for só aos domingos e de modo intenso, o risco de complicações ortopédicas e cardíacas chega a aumentar 2,7 vezes, segundo pesquisa publicada no JAMA (Journal of American Medical Association).

Se for sempre aos domingos, então, caminhe apenas e não espere resultados espetaculares, serão modestos, mas melhores do que ficar parado!

O recomendado é no mínimo três vezes por semana de 60 minutos ou 30 minutos diariamente, com velocidade das caminhadas ao redor de 100 metros por minuto.

A avaliação médica para simples caminhadas não deve ser um obstáculo, mas não custa conhecer suas condições clinicas mínimas, numa consulta simples e um eletrocardiograma.

Mais intensidade ou esportes, aí sim inclua o teste ergométrico com um médico presente SEMPRE.

*Nabil Ghorayeb, doutor em Cardiologia, é especialista  em  Cardiologia  e Medicina do Esporte e mantém o site CardioEsporte onde podem ser lidos mais artigos com informações e dicas úteis para a saúde.

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