Sair em muitos blocos equivale fisicamente a uma corrida de 10 km

Cardiologista passa recomendações para os dias de folia: "Estar treinado ajuda a suportar os desgastes, mas cada um deve conhecer seus limites”
Cardiologista passa recomendações para os dias de folia: “Estar treinado ajuda a suportar os desgastes, mas cada um deve conhecer seus limites”

*Nabil Ghorayeb

Não é exagero essa comparação: participar das centenas de blocos carnavalescos, que já “pipocam” Brasil afora, equivale fisicamente a uma corrida de mais ou menos 10 quilômetros.

Então, aproveite esses dias antes do carnaval para completar o seu treinamento nos mesmos moldes das corridas.

Desde o preparo nutricional prévio com os treinos feitos dez dias antes até o uso de calçados adequados para evitar lesões.

Não recomendamos usar sandálias ou coisas do gênero, mas sim um tênis confortável.

Em relação ao grande desgaste físico, o consumo de bebidas alcoólicas, na maioria das vezes com energéticos, é fato comum durante a folia.

Por isso, seguem algumas recomendações médicas: procure intercalar para cada lata “padrão” de energético cerca de 300 a 500 ml de água e consuma doces.

Isso mesmo, doce para evitar a hipoglicemia, reequilibrar o metabolismo cerebral tão ávido de glicose e compensar a ingestão de álcool.

Mantenha-se bem alimentado e procure estar com pessoas conhecidas ao seu lado, pois, caso aconteça algum problema, você será acudido.

O desgaste físico é inevitável, recomenda-se que não deixe de se suplementar com BCAA, maltodextrina e isotônicos, como nas corridas longas.

Tenha momentos de descanso para recarregar as baterias.

Os esportistas com alguma doença cardiovascular, seja hipertensão arterial, diabetes, arritmias cardíacas, angina do peito e outras, devem conversar com seu médico sobre seus limites.

Caso não tenha como localizar ou se não tem um médico, atenção ao consumo de álcool e de alimentos salgados.

Os diabéticos devem ter cuidado extremo com o álcool e doces.

As gorduras não causam riscos agudos, são causas de ganho calórico e má digestão.

Estar treinado ajuda a suportar os desgastes, mas cada um deve conhecer seus limites, que não devem ser extrapolados.

Como numa corrida, não perca o controle do seu ritmo e do que está sentindo.

*Nabil Ghorayeb: formado em medicina pela FM de Sorocaba PUC-SP, Doutor em Cardiologia pela FMUSP , Chefe da Seção CardioEsporte do Instituto Dante Pazzanese Cardiologia, Especialista por concurso em Cardiologia e Medicina do Esporte, Coordenador da Clínica CardioEsporte do HCor, CRM SP 15715 , Prêmio Jabuti de Literatura Ciência e Saúde.

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