Saem as velhas pranchetas, entra software para auxiliar treinadores

Os treinadores de várias modalidades de esportes estão abandonando suas velhas pranchetas para adotar uma alternativa mais eficiente em suas conversas com jogadores: um software que permite trabalhar a preparação tática do time, estudar decisões estratégicas, realizar simulações e analisar jogadas a partir de imagens de vídeo.

A prancheta eletrônica para tablet, denominada Tactical Pad, foi desenvolvida e colocada no mercado pela ClanSoft, formada pelos engenheiros da computação Pedro Henrique Borges de Almeida, Danilo Lacerda e Fernando Closs, ex-estudantes do Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O projeto teve apoio do Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE).

De acordo com Almeida, a ferramenta já foi testada por membros da comissão técnica dos times profissionais de futebol de Palmeiras e Corinthians e a partir de agora será adotada por todas as seleções de base da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

“Percebemos que os treinadores brasileiros não adotavam esse tipo de solução tecnológica. Conversando com alguns deles, notamos a razão para essa rejeição: os softwares disponíveis eram difíceis de manusear, com interface confusa e funcionalidades incompletas. Vimos também que o uso de mouse e teclado inviabilizavam o uso nas preleções e as soluções gráficas eram, em geral, muito amadoras e pouco atraentes”, diz Almeida.

O Tactical Pad, roda em dispositivos com Windows, Android ou iOS (iPad) e pode ser utilizado de duas formas.

Uma delas é a montagem do posicionamento tático da equipe, como se fosse uma prancheta virtual – com personalização de todos os elementos, como cores dos uniformes e nomes dos jogadores, e possibilidade de visualização 3D. A outra é a análise a partir de imagens de vídeo.

O Tactical Pad tem versões para futebol, basquete, futsal e handebol.

Saiba mais aqui