Respeite seus limites e evite lesões

Fit people on drawing machine at gym

Gustavo Luz*

Algumas pessoas são mais duras consigo mesmas do que com os outros.

Às vezes, pensamos naquilo que não temos e em coisas que não somos tão bons em vez de considerar os nossos pontos fortes.

O lado competitivo do esporte ainda facilita a comparação com outras pessoas, as redes sociais nos permitem comparar e compartilhar cada treino com outros atletas e isso acaba alimentando essa auto avaliação constante, principalmente se o seu negócio for performance ou perda de peso.

O que não deve acontecer é você ficar tão obcecado pelo seu resultado e começar a negligenciar os seus períodos de descanso, entrando naquela onda do “quanto mais, melhor”.

Isso é uma grande cilada, quando não descansamos, estamos dizendo ao processo inflamatório do organismo para ficar em alerta.

É verdade que esse processo é protetor, mas quando o estimulamos demais pela corrida constante e treinos excessivos, por exemplo, podemos encontrar um resultado indesejado, colocando o organismo em estado de inflamação crônica e, assim, aumentando o risco de lesões ou infecções.

Uma sugestão boa e simples é dar um passo de cada vez no treinamento.

Evite começar muitas coisas inéditas ao mesmo tempo.

Tentar dominar uma nova distância, mudar a dieta e também a técnica, tudo ao mesmo tempo, pode acabar te deixando estressado e pouco descansado.

E uma das grandes verdades sobre doenças e machucados é de que a prevenção é melhor que o tratamento, não espere até ter um problema para prestar atenção nos sinais enviados pelo seu corpo.

*Gustavo Luz: É educador físico formado pela Estácio de Sá, treinador de corrida e triatlo desde 2006 e praticante há quase 20 anos. Diretor técnico da G-LUZ Top Team, vive atento a tudo que se refere à fisiologia do exercício. Também fala com conhecimento empírico de quem está sempre frequentando as competições.

Visite o nosso portal e curta o Sindi-Clube no Facebook Instagram para saber mais de assuntos que interessam ao seu clube.

Facebook
Facebook
Google+
http://blog.sindiclubesp.com.br/respeite-seus-limites-e-evite-lesoes/">
Twitter
Visit Us
YouTube
YouTube
Pinterest
LinkedIn
RSS
Notícias por Email
SHARE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *