Regimentos internos: importantes por determinar o funcionamento de tudo nos clubes

k

O conjunto de regras regimentais em atividades de convívio, como pingue-pongue, boliche e pebolim, entre outras,  deve ser amplamente divulgado aos associados do clube

A Consultoria Sindi-Clube recebe frequentes indagações que tratam das atividades dos associados em espaços fechados dos clubes, como as áreas destinadas ao carteado (buraco, tranca, jogos sociais), sinuca, salão de jogos infantis (pingue-pongue, pebolim, carambola), saunas, boliche, entre outros.

As respostas para as questões que envolvem o dia a dia do associado nesses locais devem estar sempre contidas nos regimentos internos de cada um deles.

Os regimentos são importantes porque indicam regras para o uso e funcionamento do clube.

Dessa forma, ampliam a ação do estatuto da associação, que remete às disposições dos regimentos.

O regimento é importante, pois, ao organizar regras, transfere para o associado a responsabilidade em casos de inobservância das normas, o que vai caracterizar infração disciplinar e a punição prevista no estatuto.

Não há limites para o estabelecimento de regimentos, que podem ser criados de acordo com as características de cada clube.

O conjunto pode chegar a 20 regimentos, desde os regimentos da assembleia-geral, dos conselhos, de admissão de associados, até o uso de espaços comuns.

O regimento do salão de jogos deve esclarecer os tipos de jogos permitidos, para vedar a prática de jogos de azar, por exemplo.

O do salão de jogos infantis determina o tempo de uso e se o espaço necessita de funcionário para gerenciar o uso.

Além de instituir regimentos para todas as áreas, o clube deve preocupar-se também em expor o regulamento de forma bem visível.

Não adianta a prescrição das normas ficar escondida atrás das portas dos locais, mas sim bem visível.

Essa exposição ajuda a formar a cultura regimental e, por conseguinte, facilita a vida dos associados e a administração do clube.

Visite o portal do Sindi-Clube e saiba mais de assuntos que interessam ao seu clube.

 

Facebook
Facebook
Google+
http://blog.sindiclubesp.com.br/regimentos-internos-determinam-o-funcionamento-de-tudo-nos-clubes-2/">
Twitter
Visit Us
YouTube
YouTube
Pinterest
LinkedIn
RSS
Notícias por Email
SHARE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *