Raspadinha aumenta a tolerância ao calor e melhora o desempenho

shutterstock_197975027

Turíbio Barros*

O aumento da temperatura corporal, associado com o exercício em ambientes de temperatura elevada, é considerado o principal fator que contribui para a fadiga durante o exercício no calor.

Considera-se que o limite de tolerância nestas condições coincide com a elevação da temperatura corporal até um nível crítico.

Esta tolerância crítica, na verdade, pode ser entendida como um mecanismo de proteção, que evita que o aumento da temperatura central provoque danos que poderiam causar sequelas neurológicas mais sérias.

Com o objetivo de melhorar a tolerância ao calor, evitando elevações maiores da temperatura central, vários procedimentos já foram adotados para obter melhora da performance em ambientes com temperatura elevada.

Um recurso que tem sido utilizado, e que foi objeto de um estudo realizado por pesquisadores de uma universidade da Austrália: é a ingestão de uma mistura de água com gelo.

Convencionou-se chamar de “ice slurry” e se aproxima muito daquilo que costumamos chamar de “raspadinha”.

Os pesquisadores avaliaram o desempenho de corredores durante teste realizado em uma temperatura de 34ºC e 54% de umidade relativa do ar, comparando a ingestão de um mesmo volume de água a 4ºC e de “ice slurry”.

Quando os corredores ingeriam essa mistura de gelo e água (70% de gelo e 30% de água), a performance do exercício no calor aumentou em média 19%.

Trata-se de um resultado bastante significativo que sugere que esta estratégia possa ser adotada em várias situações onde a tolerância ao calor seja o fator limitante do desempenho, particularmente em exercícios de média a longa duração.

*Turibio Barros é mestre e doutor em Fisiologia do Exercício pela EPM (Escola Paulista de Medicina). Foi membro do American College of Sports Medicine, fisiologista do São Paulo FC e coordenador do departamento de fisiologia do E C Pinheiros. Atualmente, escreve para o site EuAtleta e mantém seu site www.drturibio.com

Visite o portal  e curta a página do Sindi-Clube no Facebook para saber mais de assuntos que interessam ao seu clube.

Facebook
Facebook
Google+
http://blog.sindiclubesp.com.br/raspadinha-aumenta-a-tolerancia-ao-calor-e-melhora-o-desempenho/">
Twitter
Visit Us
YouTube
YouTube
Pinterest
LinkedIn
RSS
Notícias por Email
SHARE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *