Quer queimar gordura? Ganhe músculos!

shutterstock_559487959

Gustavo Luz*

De acordo com pesquisas, um acréscimo de 0,5 kg de músculo aumenta, em média, o gasto de 30 a 50 calorias a mais por dia sem mudanças na dieta.

Muita gente quer emagrecer e, por isso, passa longe dos pesos e ferros da academia, achando que vai ficar mais pesado.

Mas não é bem assim.

O músculo é o lugar do seu corpo onde a gordura armazenada é queimada, usada como energia.

Mais músculo requer mais energia.

Então, quanto mais músculo você tiver, mais calorias e gorduras queimará em um período de, por exemplo, 24 horas, não importa se você está treinando ou se está dormindo.

“Se você ganhar 0,5 kg de músculo, queimará entre 30 e 50 calorias a mais por dia, em média. Podemos, com segurança, nos basear no mínimo: 30 calorias. Isso significa que, se você adicionar 2,5kg de massa magra ao seu corpo, isso resultará em uma perda de 0,5kg de gordura todo mês, sem nenhuma mudança na sua dieta. E um ganho de 5 kg de músculo pode dobrar o seu gasto calórico.”

Essa foi a conclusão da pesquisa conduzida pelo treinador Nick Tumminello, e publicada em 2014 no livro “Strength Training for Fat Loss” (treinamento de força para perda de peso).

Talvez a ordem dos exercícios não faça muita diferença aqui, o mais importante é que você os experimente e identifique os que eventualmente causam algum desconforto (para não fazê-los).

O seu treinamento vai ficando mais difícil e refinado gradualmente, não tenha pressa.

Procure a orientação de algum profissional de educação física de sua confiança, já que a interpretação das impressões do treino são informações valiosas para potencializar a sua melhora.

*Gustavo Luz é educador físico formado pela Estácio de Sá, treinador de corrida e triatlo desde 2006. Diretor técnico da G-LUZ Top Team vive atento a tudo que se refere à fisiologia do exercício. Também fala com conhecimento empírico de quem está sempre frequentando as competições.

Visite o nosso portal e curta o Sindi-Clube no Facebook Instagram para saber mais de assuntos que interessam ao seu clube.