Programa Sindi-Clube Aprendiz vai oferecer banco de vagas

Jovens do Programa Sindi-Clube Aprendiz

Ferramenta vai facilitar a comunicação entre os jovens que procuram oportunidade de trabalho e clubes que querem contratar

O Programa Sindi-Clube Aprendiz vai disponibilizar, a partir de agosto, um banco de vagas e currículos no portal do Sindicato (www.sindiclubesp.com.br). A novidade funcionará gratuitamente como uma ferramenta de consulta para a área de recursos humanos dos clubes.

Esse banco de novos talentos permitirá aos jovens cadastrar currículos. Os gestores, mediante login e senha, poderão examinar as informações e entrar em contato direto com os aprendizes interessados em se colocar nos clubes. Da mesma forma, os clubes conseguirão anunciar vagas existentes.

A consulta será feita com auxílio de filtros de pesquisa. O gestor, por exemplo, irá selecionar candidatos de acordo com a faixa etária, proximidade da residência do interessado com o clube e horário que o aprendiz tem disponível para o trabalho. Os aprendizes, por sua vez, também terãomeios para escolher o clube mais conveniente.

Comunicação facilitada

Segundo a coordenadora pedagógica do Sindi-Clube Aprendiz, Larissa Gobbo, o Programa recebia muito pedidos de pais e aprendizes interessados em vagas, inclusive com o envio de currículos.

“O objetivo da criação do banco de currículos e vagas é organizar e facilitar a comunicação entre os jovens que procuram o primeiro emprego e os clubes que desejam contratá-los”, explica.

Larissa orienta que os clubes, além de anunciarem suas vagas, encaminhem os jovens que os procuram para o uso do banco de currículos, para que a ferramenta atinja seus objetivos.

Jovem interessado

Olivier: promessa de empenho e dedicação

Olivier Christopher Mingels, 16 anos, cursando a oitava série, é um dos jovens que cadastraram seus currículos e que esperam ser chamados por um clube. “Quem me contratar como aprendiz pode contar com muita dedicação, pois vou me esforçar muito para aprender e cumprir com as obrigações do meu trabalho. Quero ter meu rendimento, projetar meu futuro e ajudar a minha família. Trabalhar em um clube pode me ajudar muito nisso que pretendo”, diz.

O que é o Programa Sindi-Clube Aprendiz

O Programa Sindi-Clube Aprendiz foi instituído em 2005 para ser aplicado em todas as atividades dos clubes e facilitar o cumprimento da Lei 10.097/00, que obriga os clubes e empresas a terem uma cota de 5% a 15% de seus funcionários composta por aprendizes.

Com 22 clubes vinculados, o Programa já atendeu mais de 1.200 jovens e aparece como o único curso validado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) no Cadastro Nacional de Aprendizagem.

O conteúdo didático do Programa é de dois anos, com nove disciplinas: Atividades Esportivas, Modalidades Esportivas, Relações Humanas, Orientação Empresarial, Higiene, Saúde e Segurança do Trabalho, Primeiros Socorros e Respeito à Vida, Atividades Administrativas, Atividades Clubísticas, Acompanhamento, Desenvolvimento e Reforço Escolar.

As aulas são ministradas em salas que possuem todos os recursos técnicos – na entrada e no intervalo das aulas é servido um lanche. Os jovens inscritos no curso ficam habilitados a trabalhar como aprendizes nos clubes e, no fim do aprendizado, recebem o certificado de conclusão.

Mais informações pelo telefone (11) 5054-5464.