“Presença da mulher na política dos clubes ainda é pequena”, afirma a vice-presidente do Sindi-Clube, Maria Cecília Santa Cruz

A vice-presidente para Assuntos Educacionais, Maria Cecília Santa Cruz, não tem dúvidas sobre a presença da mulher no comando dos clubes:

M Cecilia“Ainda é muito tímida a presença das mulheres na política dos clubes. É preciso haver mais participação feminina na discussão dos destinos das agremiações para ampliar o debate e oferecer uma visão diferente da masculina, que tradicionalmente rege o setor. Com isso, os clubes só terão a ganhar, como se verifica em outros setores de atividade em que as mulheres já conquistaram o devido espaço”, afirma.

Maria Cecília aponta como características diferenciadas das mulheres sensibilidade e paciência para desenvolver trabalhos como os que comandou na Associação Atlética Banco do Brasil de São Paulo (AABB-SP).

Como vice-presidente de Relações com a Comunidade da AABB-SP, Maria Cecília instalou importantes programas sociais na década de 90, como o que incentiva a formação esportiva de crianças da periferia e de escolas vizinhas ao clube, que se mantêm até hoje.

Na AABB, Maria Cecília, que é administradora de empresas e ex-funcionária do Banco do Brasil, também ocupou as vice-presidências Financeira e de Aposentados.

Passou a compor a diretoria do Sindi-Clube em 1998, como vice-presidente de Relações Comunitárias. Depois, assumiu a vice-presidência de Assuntos Educacionais e pôde participar diretamente da implantação da Universidade Sindi-Clube e do Programa Sindi-Clube Aprendiz.

“São dois marcos fundamentais do Sindi-Clube possuir uma universidade corporativa e um programa de aprendizagem totalmente dedicados ao setor de clubes, únicos no país. Por isso, é importante que os clubes utilizem esses serviços que proporcionam formação de mão de obra e oferecem a chance do primeiro emprego para jovens”, diz.

A vice-presidente está entusiasmada com o trabalho que faz no Sindi-Clube.

“Temos um sindicato patronal muito ativo, o presidente Cezar Roberto Leão Granieri valoriza a participação da diretoria, principalmente a atuação feminina. A entidade chega muito bem estruturada aos 25 anos, com um conteúdo de serviços importante para respaldar o crescimento e o fortalecimento do setor”, afirma.

Visite o portal do Sindi-Clube e saiba mais de assuntos que interessam ao seu clube.