Precisou parar por um tempo? Muita calma na volta aos treinos

Two people, man and woman

*Gustavo Luz

Pode ser que aconteça de você ter que dar uma parada nos treinos por um tempo por diversas razões, como lesão, doença, viagem, mudanças no trabalho, problemas na família e por aí vai.

Mas uma hora as coisas se acertam e você pode voltar à rotina de treinos.

Nesse momento, muitas pessoas cometem um erro comum que é voltar treinando pesado demais para o estado atual do organismo.

Tenha em mente que é melhor gastar, por exemplo, dez dias para se recuperar bem do que gastar cinco, se apressar e logo à frente ter que parar de novo porque passou do ponto e se machucou.

Imagine que, no último fim de semana, você acabou o seu treino longo com uma dor no joelho que chegou a incomodar para andar depois.

Você teve paciência e tirou uns quatro ou cinco dias de descanso e a dor sumiu.

Mesmo sendo um bom esportista e com esse relativo pouco tempo de inatividade, seu retorno deve ser suave, os primeiros dois ou três treinos devem ser “experimentais”, ou seja, o objetivo é acabar se sentindo bem.

Trinta, quarenta ou quarenta e cinco minutos são sugestões de treinos em progressão para esse período “experimental”.

Se quiser ser um pouco mais conservador, alterne quatro minutos de corrida com um de caminhada.

Mesmo que se sinta bem demais logo no primeiro treino, mantenha a calma para completar esse período de retorno, pois, com alguma frequência, vejo esportistas se lamentando de lesão, mas não respeitando prazos seguros para recuperação.

Essa combinação, mais cedo ou mais tarde, resulta em revés na saúde e, por consequência, no desempenho de treinos e provas.

Para evoluir, o esportista precisa treinar duro, mas também pensar em como se alimenta, dorme e se recupera.

Todos esses aspectos são relevantes, mas quando as coisas começam a dar errado, o foco tende a ficar em um só fato: a carga de treino.

Não caia nessa cilada, tente enxergar o treinamento de uma forma mais abrangente, principalmente se já é adulto e mais influenciado pelo estresse do dia a dia.

*Gustavo Luz: É educador físico formado pela Estácio de Sá, treinador de corrida e triatlo desde 2006 e praticante há quase 18 anos. Diretor técnico da G-LUZ Top Team, vive atento a tudo que se refere à fisiologia do exercício. Também fala com conhecimento empírico de quem está sempre frequentando as competições.

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