Por que exercícios físicos 30 minutos por dia

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Nabil Ghorayeb*

Em 1996, o Ministério da Saúde norte-americano publicou uma pesquisa feita em cinco anos com a população, concluindo que caminhar acelerado 30 minutos por dia diminui o risco de um ataque cardíaco em 34%, tanto em homens como em mulheres.

Além disso, foi sugerido que subir escadas, três lances por dia, sete dias da semana faria o mesmo efeito.

Essas pesquisas começaram anos antes, trazendo novas informações para diminuir os efeitos danosos da vida sedentária para a população.

A primeira e mais impactante foi de um pesquisador inglês sobre as doenças que acometiam os funcionários aposentados dos ônibus vermelhos de dois andares de Londres.

Descobriu-se que os motoristas desses ônibus, que passavam a maior parte do tempo sentados, tinham mais casos de infarto do miocárdio do que os cobradores que se sentavam muito pouco, pois subiam e desciam as escadas o tempo todo do trajeto dos veículos.

Outra pesquisa interessante foi acompanhar por informações pessoais ou de familiares a vida médica por 16 anos de ex-alunos de Harvard – os que mantiveram vida ativa fisicamente, comparados com quem ficou sedentário.

O resultado foi que esses últimos tiveram 50% mais doenças cardiovasculares que os ativos que praticavam esportes, corridas ou outras atividades físicas.

O que chamou a atenção foi que os benefícios detectados apareciam meses depois de mantido um gasto médio semanal de 2000 calorias em exercícios físicos.

Importante: gastar calorias e exercitar-se regularmente têm ganhos para a saúde só se mantiver as atividades físicas!

Não existe poupança de benefícios que você tenha feito por um tempo, parando depois, por diversos motivos.

O exercício físico não é vacina para as doenças em geral.

Parou? Em pouco tempo desaparecem os benefícios.

É como se nunca tivesse feito exercícios na sua vida.

Vamos manter as atividades físicas em dia, só assim você poderá buscar saúde plena.

*Nabil Ghorayeb, doutor em Cardiologia, é especialista  em  Cardiologia  e Medicina do Esporte e mantém o site CardioEsporte onde podem ser lidos mais artigos com informações e dicas úteis para a saúde.

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