Pontada lateral e cãibra: confira dicas para evitar desconfortos na corrida

shutterstock_155947154Gustavo Luz*

Se você corre, é provável que já tenha sentido uma pontada abaixo das costelas, durante treinos e provas.

Até hoje, não há uma certeza científica sobre o que é isso exatamente, mas muitas observações empíricas foram feitas sobre esse desconforto.

Confira medidas para evitar essa situação:

– Consuma alimentos leves e ricos em carboidratos em pequenas porções, antes e durante os exercícios.

– Treine a sua dieta, nas competições você reproduz o que treinou. E, aos poucos, seu corpo vai se acostumando com os alimentos e as quantidades. Experimentar coisa nova na hora da prova pode potencializar essa situação.

– Siga a sua planilha de treinos. Corredores disciplinados e que evoluem corretamente têm menos chances de desenvolver tais episódios dolorosos. Procure sempre se aquecer com calma, principalmente em dias mais frios.

– Siga as intensidades propostas no seu programa de treinos. Talvez essa intensidade a mais, ou querer atinja-la rápido demais, tenha alguma ligação com as pontadas.

Assim como a pontada lateral, a cãibra também pode ser colocada ao lado dos temas sem muita comprovação científica.

Provavelmente alguma alteração nos níveis desejáveis de sódio ou potássio das células musculares contribua para esse estado onde a única saída é parar.

Por isso, quando a cãibra aparece, é o seu corpo avisando que naquele momento ele apertou o botão de emergência e você não tem mais controle sobre isso.

Ela pode estar associada a alguma situação de despreparo do corpo para um determinado treino ou prova ou a um excesso de esforço.

Seguem algumas medidas para tentar evitá-las:

– Procurar manter o nível dos eletrólitos (sódio e potássio) por meio de bebidas esportivas durante as corridas mais exigentes.

– Fazer um aquecimento específico para a velocidade que for correr. Se for fazer séries de velocidade, por exemplo, use os minutos finais desse aquecimento para acelerar um pouco e preparar as fibras musculares para esse esforço maior que virá. Da mesma forma, se for encarar uma subida logo no começo da prova, aqueça-se um pouco na ladeira.

*Gustavo Luz, educador físico, treinador de corrida e triatlo desde 2006 e praticante há quase 15 anos. Diretor técnico da G-Luz Top Team, vive atento a tudo que se refere a fisiologia do exercício. Também fala com o conhecimento empírico de quem está sempre frequentando as competições.

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