Peso do tênis é fator determinante no gasto de energia da corrida

 

shutterstock_300617225
Foto: shutterstock

Turíbio Barros*

 Um dos fatores determinantes do desempenho em uma corrida de média a longa distância é a chamada economia de corrida.

Entende-se por economia de corrida o gasto de energia para correr a uma determinada velocidade.

Fica fácil de entender que o corredor que conseguir ser mais econômico terá um melhor desempenho.

Os fatores determinantes da economia de corrida são vários, sendo que o mais importante deles é a chamada biomecânica de corrida.

Ela estuda a natureza do movimento, possibilitando muitas vezes a correção de erros posturais e explicando a melhor eficiência do movimento de alguns corredores excepcionais.

Na busca do melhor entendimento da influência de diversos fatores envolvidos na economia de corrida, um grupo de pesquisadores da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, estudou a importância do peso do tênis no gasto energético da corrida.

Em um artigo publicado no “Medicine and Science in Sports and Exercise”, em novembro, os cientistas concluíram que, quanto mais pesado for o tênis, maior o gasto de energia para correr, conclusão que podemos considerar até certo ponto bastante lógica.

O que os pesquisadores calcularam foi a quantificação desse efeito.

Para cada 100 gramas de aumento de peso do calçado, existe um aumento de 1% do gasto de energia para correr, o que significa um efeito bastante significativo, uma vez que a diferença de 300 gramas no peso de calçados de corrida é um fato até comum.

Gastar 3% de energia a mais numa maratona significa uma diferença muito grande, representando certamente um desgaste físico muito maior.

Turíbio Barros: www.drturibio.com
Mestre e Doutor em Fisiologia do Exercício pela Escola Paulista de Medicina. É membro do American College of Sports Medicine, professor e coordenador do Curso de Especialização em Medicina Esportiva  da Unifesp e fisiologista do São Paulo Futebol Clube e coordenador do Departamento de Fisiologia do Esporte Clube Pinheiros .

 

Facebook
Facebook
Google+
http://blog.sindiclubesp.com.br/peso-do-tenis-e-fator-determinante-no-gasto-de-energia-da-corrida/">
Twitter
Visit Us
YouTube
YouTube
Pinterest
LinkedIn
RSS
Notícias por Email
SHARE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *