Perder barriga, se exercitar, reduzir o colesterol… Comece o ano em forma!

shutterstock_162159149

Turíbio Barros*

Esta época do ano é sempre um momento para as reflexões, elaboração de novos projetos e tomada de decisões para a temporada que vai se iniciar.

Para quem corre, ou pratica qualquer outra forma de atividade física, é oportuno para fazer um balanço dos últimos erros e acertos.

Com o propósito de estimular esta reflexão, podemos fazer algumas considerações que podem ajudar a atingir os objetivos propostos.

Inicialmente, nós vamos estabelecer alguns critérios que possam orientar estas recomendações:

A atividade física como promoção de saúde
Se o objetivo principal do programa é promover sua saúde, avalie se o programa realizado virou um hábito. Esse é um ingrediente fundamental para os benefícios propostos.

Valorize mais os indicadores de saúde do que os eventuais benefícios estéticos. Não se esqueça: a redução do colesterol, controle da glicemia, prevenção da hipertensão, não se mede na fita métrica, nem na balança e também não se percebe no espelho.

A atividade física e desempenho
Se o objetivo da prática de exercícios for um pouco além do simples prazer de praticar e também incluir a melhora do desempenho, visando resultados em provas esportivas, é importante seguir algumas recomendações.

Procure prevenir lesões, tanto adotando programas de fortalecimento muscular na sua rotina de treinos, como também buscando orientações para corrigir eventuais erros biomecânicos na execução do gesto esportivo.

Mesmo na corrida, que é um movimento que podemos considerar natural, é comum o diagnóstico de incorreções biomecânicas que certamente causarão lesões.

Procure fazer uma avaliação física, que vai proporcionar esta prevenção e servirá para adequar e individualizar o seu programa de treinamento. Procure também uma orientação sobre o uso de suplementos nutricionais. Estes nutrientes, quando corretamente prescritos e utilizados, serão de grande valia para a melhora de desempenho e recuperação mais rápida.

*Turibio Barros é mestre e doutor em Fisiologia do Exercício pela EPM (Escola Paulista de Medicina). Foi membro do American College of Sports Medicine, fisiologista do São Paulo FC e coordenador do departamento de fisiologia do E C Pinheiros. Atualmente, escreve para o site EuAtleta e mantém seu site www.drturibio.com

Visite o portal do Sindi-Clube e saiba mais de assuntos que interessam ao seu clube.

Facebook
Facebook
Google+
http://blog.sindiclubesp.com.br/perder-barriga-se-exercitar-reduzir-o-colesterol-comece-o-ano-em-forma-2/">
Twitter
Visit Us
YouTube
YouTube
Pinterest
LinkedIn
RSS
Notícias por Email
SHARE

2 pensamentos em “Perder barriga, se exercitar, reduzir o colesterol… Comece o ano em forma!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *