Outubro Rosa: se toque!

375714-PBEHHP-521

O Sindi Clube apoia o Outubro Rosa! O movimento tem como objetivo conscientizar a população sobre o câncer de mama e compartilhar informações sobre o autoexame, uma técnica simples mas eficaz para identificar alterações que recomendem a consulta a um especialista para diagnóstico da doença e eventual tratamento, contribuindo para a redução da mortalidade. E os homens precisam saber que o câncer de mama não é restrito apenas às mulheres.

Acompanhe abaixo o passo a passo para o autoexame de mama e compartilhe a informação com seus familiares, amigas e amigos de clube. Lembrando sempre que o autoexame não oferece um diagnóstico: qualquer alteração que seja observada, é fundamental consultar um especialista.

Print

Observação em frente ao espelho

A observação em frente ao espelho deve ser feita sem roupa. As mamas devem ser observadas com os braços abaixados e depois erguidos. Por ultimo é recomendado colocar as mãos apoiadas na cintura fazendo pressão, observando sempre se há alguma alteração na mama.


Palpação de pé

A palpação de pé deve ser feita durante o banho com o corpo molhado e as mãos ensaboadas. Deve-se levantar o braço esquerdo, colocando a mão atrás da cabeça e palpar cuidadosamente a mama esquerda com a mão direita, usando movimentos circulares e de cima para baixo.

O mesmo deve ser feito na mama do lado direito.

Depois da palpação da mama, deve-se também pressionar os mamilos suavemente para observar se existe a saída de qualquer líquido.


Palpação
deitada

Para fazer a palpação deitada deve-se deitar e colocar o braço esquerdo na nuca, é recomendado colocar uma almofada ou toalha debaixo do ombro esquerdo para ser mais confortável;

Palpação deve ser feita com os mesmos movimentos da palpação em pé.

Caso, durante o autoexame, seja possível sentir alterações que não estavam presentes no exame anterior é recomendado consultar o ginecologista para fazer exames diagnósticos e identificar o problema.

Visite o nosso portal e curta o Sindi-Clube no Facebook Instagram para saber mais de assuntos que interessam ao seu clube.

Facebook
Facebook
Google+
http://blog.sindiclubesp.com.br/outubro-rosa-se-toque/">
Twitter
Visit Us
YouTube
YouTube
Pinterest
LinkedIn
RSS
Notícias por Email
SHARE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *