O que te motivaria a adotar a prática de exercícios? Descubra

Senior Woman Cycling In Park

Gerseli Angeli e Turibio Barros*

Já falamos inúmeras vezes sobre a importância de se incorporar hábitos de vida mais ativos para se conquistar mais saúde, qualidade de vida e também um corpo em forma.

Para que isso aconteça, será que basta apenas que nos seja oferecida a oportunidade de nos exercitarmos mais, como, por exemplo, a criação de ciclovias e instalação de equipamentos de ginástica em praças, além, obviamente, das questões de segurança?

Curiosamente, esse foi o tema de um artigo publicado recentemente no site do ACSM (American College of Sports Medicine).

Nele, a autora faz uma análise da relação ciclovia x ciclistas, ressaltando que a simples criação de ciclovias não é suficiente para que se tenham mais pessoas adotando a bicicleta como meio de transporte ou simplesmente como exercício de escolha.

Afinal, estamos falando da criação de novos hábitos de vida.

E quando se fala da criação de novos hábitos, o principal fator a ser considerado somos nós mesmos, ou seja, é uma questão de escolha individual, assim como parar de fumar ou adotar uma alimentação mais saudável.

Precisamos entender o que nos motiva a iniciar e a adotar, de fato, o hábito de fazer exercício.

Quando perguntamos para as pessoas se elas gostam de café a primeira vez que tomam a bebida, inúmeras dirão que não.

E em seguida vão dizer que se “acostumaram” a tomar café.

O que nos faz acostumar a tomar café?

O que nos motiva?

Seguindo o mesmo raciocínio, o que nos motivaria a aderir à bicicleta ou à prática de atividades físicas?

A cidade americana de Boca Raton, no estado da Flórida, possui uma excelente rede de ciclovias, com clima agradável e geografia plana.

Isso faz com que as pessoas prefiram as bicicletas em vez de seus carros?

Infelizmente, não.

Mais uma vez, podemos perceber que adotar novos hábitos depende exclusivamente de nós mesmos, e, portanto, precisamos entender o que nos motivaria a gostar de fazer exercícios e colocar isso em prática.

*Turibio Barros: Mestre e Doutor em Fisiologia do Exercício pela EPM. Membro do conselho científico da Midway Labs, professor e coordenador do Curso de Especialização em Medicina Esportiva da Unifesp e fisiologista do São Paulo FC e coordenador do Departamento de Fisiologia do E.C. Pinheiros. Membro do American College of Sports Medicine. www.drturibio.com

Visite o nosso portal e curta o Sindi-Clube no Facebook Instagram para saber mais de assuntos que interessam ao seu clube.

Facebook
Facebook
Google+
http://blog.sindiclubesp.com.br/o-que-te-motivaria-a-adotar-a-pratica-de-exercicios-descubra/">
Twitter
Visit Us
YouTube
YouTube
Pinterest
LinkedIn
RSS
Notícias por Email
SHARE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *