O leite e a recuperação pós-exercício

Bottle and glass of milk

Turibio Barros*

Quando falamos sobre suplementação nutricional de adultos, os benefícios do consumo de um suplemento pós-treino para reidratação (repondo líquidos e sais minerais perdidos durante o exercício) e para recompor os estoques de glicogênio muscular (acelerando assim a recuperação), já estão muito bem estabelecidos na literatura científica.

Além disso, a importância de se adicionar proteínas no suplemento pós-exercício com o objetivo de se potencializar a síntese proteica e garantir o fornecimento adequado de aminoácidos, também já é bastante reconhecida.

No entanto, ainda existe certo receio em se ofertar uma suplementação pós-exercício para jovens e crianças, especialmente se essa suplementação contiver proteína.

A fim de desmistificar o consumo de proteínas para essa faixa etária e, além disso, mostrar seus benefícios e sua importância, pesquisadores da McMaster University, no Canadá, conduziram uma série de estudos em que crianças com idades entre 14 e 17 anos consumiram  água,  isotônico ou leite desnatado, após a realização de exercício aeróbico em ambiente quente (34.5°C).

Foram avaliadas variáveis referentes à produção (síntese), eliminação (metabolização) e consequentemente o balanço de proteínas no organismo  nas 16 horas que se seguiram ao término do exercício.

O consumo do leite após o exercício proporcionou melhor reidratação, maior síntese proteica e melhor balanço proteico do que o simples consumo de água ou bebida isotônica.

Os resultados dos estudos mostram que a adição de proteína na suplementação pós-treino, faz com que o suplemento contribua não somente para a reidratação, mas também forneça nutrientes necessários para o aumento de massa magra, podendo assim contribuir para uma melhor recuperação pós-exercício e consequente melhor desempenho, não somente para adultos, mas também para jovens e adolescentes

*Turibio Barros: Mestre e Doutor em Fisiologia do Exercício pela EPM. Membro do conselho científico da Midway Labs, professor e coordenador do Curso de Especialização em Medicina Esportiva da Unifesp e fisiologista do São Paulo FC e coordenador do Departamento de Fisiologia do E.C. Pinheiros. Membro do American College of Sports Medicine. www.drturibio.com.

Visite o nosso portal e curta o Sindi-Clube no Facebook Instagram para saber mais de assuntos que interessam ao seu clube.

Facebook
Facebook
Google+
http://blog.sindiclubesp.com.br/o-leite-e-a-recuperacao-pos-exercicio/">
Twitter
Visit Us
YouTube
YouTube
Pinterest
LinkedIn
RSS
Notícias por Email
SHARE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *