“O esporte é a melhor referência para os clubes”, diz vice-presidente do Sindi-Clube

Com a autoridade de presidir o Esporte Clube Pinheiros, um clube com 115 anos de história profundamente identificada com o esporte, Luís Eduardo Dutra Rodrigues, vice-presidente de Relações Institucionais do Sindi-Clube, não tem dúvidas em afirmar que o investimento na atividade esportiva é fundamental para o sucesso de um clube.

Dutra b “O esporte é a melhor e mais forte referência para atrair associados e fortalecer o clube. Por exemplo, quando trouxemos a Daiane dos Santos para o Pinheiros, registramos, em seguida, 300 inscrições de associados na ginástica olímpica. Temos hoje 350 atletas de alto rendimento, em 16 modalidades olímpicas. Esses esportistas estão integrados ao total de 2.800 atletas competitivos mantidos pelo Pinheiros, que é um clube formador de talentos”, explica Dutra.

De fato, o Pinheiros possui o principal centro de formação de preparação de atletas do país e apresenta como resultado dessa política esportiva a obtenção de 10 medalhas olímpicas para o país, sendo que 21 pinheirenses integraram a delegação do Brasil nos últimos Jogos Olímpicos, em Londres.

O dirigente exalta o atual momento em que o esporte é beneficiado por leis de incentivo e, mais recentemente, pela nova Lei Pelé que destina aos clubes recursos oriundos da arrecadação de loterias para projetos de formação de esportistas olímpicos e paraolímpicos.

“A Lei Pelé, além de reforçar o incentivo aos projetos esportivos dos clubes, serviu para validar a importância do setor, ao introduzir a Confederação Brasileira de Clubes no Sistema Nacional do Desporto. Com isso, os clubes, além de recursos financeiros, obtiveram o devido reconhecimento do trabalho há anos desempenhado como grandes formadores de atletas do país”, diz Dutra.

O vice-presidente do Sindi-Clube é atuante.

Além de dirigir o Pinheiros, Dutra já foi vice-presidente do Confao, Conselho de Clubes Formadores Olímpicos e presidente do Conselho da Acesc, Associação de Clubes Esportivos e Socioculturais de São Paulo.

“Participo da diretoria do Sindi-Clube, entidade que desempenha um importante papel institucional, não apenas na defesa dos interesses dos clubes, mas também como propagador das melhores práticas, com a oferta de um grande leque de serviços, que inclui universidade corporativa, programa de aprendizagem, consultorias e convênios. Historicamente, o Sindi-Clube é um prestador de serviços e o presidente Cezar Roberto Leão Granieri só tem reforçado essa marca”, afirma.

Visite o portal do Sindi-Clube e saiba mais de assuntos que interessam ao seu clube.