Melhore sua flexibilidade dando uma chance ao alongamento

Racer

Gustavo Luz*

Quando eu treino, gosto de saber se o que estou fazendo é benéfico para a minha saúde e o meu desempenho.

Não gosto da ideia de apenas colocar atividades improdutivas na minha planilha.

Isso vale para os treinos de corrida – e triatlo – e para qualquer outra atividade complementar.

Entretanto, com alguns treinos complementares, como o alongamento, por exemplo, tentativa e erro são uma das melhores maneiras de descobrir “se” e “como” ele funciona para você.

Quando você decide testar algo novo na sua planilha, dê a isso uma chance justa, algo entre quatro e seis semanas.

Não vale alongar alguns dias, não sentir diferença na performance e desistir.

Uma boa sugestão na hora de escolher o que alongar é pensar nas áreas do corpo que já te deram problema na carreira.

Joelho, panturrilha, tornozelo, etc.

Assim que detectar que parte do corpo alongar, escolha alguns exercícios e separe alguns minutos, pelo menos duas vezes por semana, e dê a esse treino a mesma prioridade que dá para outros.

Você não vai gastar com o alongamento o mesmo tempo dos exercícios e, mesmo assim, os benefícios serão colhidos.

Mas tenha certeza de que está levando a sério.

Uma das grandes verdades sobre lesões e doenças é que a prevenção é melhor que o tratamento.

Não espere até ter um problema para começar a alongar regularmente.

Por outro lado, não é bom começar a alongar uma área que esteja dolorida no momento.

Se você tem uma dor prolongada em algum lugar e ela parece que não vai melhorar sozinha com treino sensato e descanso, procure um bom fisioterapeuta.

E se você vai levar a sério o treino de flexibilidade, uma boa estratégia é fazer uma caminhada ou uma corrida suave de uns dez minutos antes.

Isso é o suficiente para aumentar o fluxo de sangue nas pernas e a temperatura dos músculos.

Depois passe para o alongamento e vá se esticando aos poucos.

Se você tem uma lesão que reduz a quantidade de corrida que faz, talvez seja a hora de experimentar levar esse treino complementar de uma forma bem mais regular.

Converse com algum treinador ou fisioterapeuta primeiramente.

*Gustavo Luz: É educador físico formado pela Estácio de Sá, treinador de corrida e triatlo desde 2006 e praticante há quase 20 anos. Diretor técnico da G-LUZ Top Team, vive atento a tudo que se refere à fisiologia do exercício. Também fala com conhecimento empírico de quem está sempre frequentando as competições.

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