Futebol de cinco pretende garantir quarta medalha de ouro para o Brasil

Futebol de 5 Foto IPC Evgeniya Bocharnikova

O futebol de cinco é exclusivo para cegos ou deficientes visuais

Cada time é formado por um goleiro e quatro jogadores na linha. O guarda-metas tem visão total e não pode ter participado de competições oficiais da Fifa nos últimos cinco anos.

Os atletas usam uma venda nos olhos e, se tocá-la, é falta. Junto às linhas laterais, são colocadas bandas que impedem que a bola saia do campo.

A bola tem guizos internos para que os jogadores consigam localizá-la. Há ainda um guia, o chamador, que fica atrás do gol, para orientar os comandados, dizendo onde devem se posicionar em campo e para onde devem chutar.

Diferente dos estádios, as partidas de futebol de cinco são silenciosas, em locais sem eco. A torcida só pode se manifestar na hora do gol.

No Brasil, a modalidade é administrada pela Confederação Brasileira de Deportos de Deficientes Visuais (CBDV).

A seleção masculina brasileira estreou nos Jogos Paraolímpicos em Atenas, 2004, e conquistou a medalha de ouro, numa vitória sobre a Argentina por 3 a 2, nos pênaltis.

O bom desempenho se manteve nos Jogos de Pequim, 2008, e em Londres, 2012, com a conquista de mais duas medalhas de ouro.

Futebol de 5 Foto IPC Evgeniya Bocharnikova 2A conquista da quarta medalha dourada será ainda mais difícil, segundo o para-atleta Severino Gabriel da Silva “Todo mundo está evoluindo e treinando para acabar com a nossa supremacia. Em 2016, o apoio da torcida fará uma grande vantagem, mas a cobrança será bem maior. Estamos trabalhando sério, mas conquistar o tetra vai ser uma tarefa muito complicada”, disse Silva.

Visite o portal do Sindi-Clube e saiba mais de assuntos que interessam ao seu clube.

Facebook
Facebook
Google+
http://blog.sindiclubesp.com.br/futebol-de-cinco/">
Twitter
Visit Us
YouTube
YouTube
Pinterest
LinkedIn
RSS
Notícias por Email
SHARE

0 pensamento em “Futebol de cinco pretende garantir quarta medalha de ouro para o Brasil”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *