Faça treinos leves: corridas regenerativas são essenciais para a sua evolução

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Gustavo Luz*

Bons corredores geralmente são capazes de se recuperar mais rápido de treinos e provas.

Isso os permite praticar maiores volumes e intensidades nos planejamentos, ou seja, podem treinar mais forte ou por mais tempo, mais vezes do que a maioria.

A habilidade de acelerar a recuperação está relacionada à genética, ao plano de treinamento (suas planilhas), a estrutura que têm à disposição para isso (massagem, fisioterapia, acompanhamento nutricional), a idade, alguns fatores da vida cotidiana como dieta e sono, e o histórico de treinamento e competição (provavelmente a sua vigésima meia maratona exigirá menos de você do que a primeira).

Cada corredor tolera uma determinada quantidade de treinos durante a semana.

E as corridas de recuperação são um elemento importante do seu treinamento.

Se você acelera nos dias que tem que correr leve, em algum momento vai acabar correndo demais, e renderá menos em treinos e provas.

Alguns simplesmente não conseguem praticar a diferença entre uma corrida regular e uma corrida de recuperação, acham que a corrida está fácil, que o corpo está respondendo bem e apertam o passo.

Mas o objetivo é justamente esse, deixar o corpo achar a corrida fácil e se manter aí.

Corridas regenerativas aumentam o fluxo sanguíneo na região das pernas – e esse processo ajuda na reparação dos seus músculos.

E mais, fazendo seu treino leve confortavelmente, você usa menos os seus estoques de carboidrato (nosso principal combustível para as corridas de rua), logo, mais desse nutriente estará à disposição quando você precisar acelerar.

*Gustavo Luz é educador físico formado pela Estácio de Sá, treinador de corrida e triatlo desde 2006. Diretor técnico da G-LUZ Top Team vive atento a tudo que se refere à fisiologia do exercício. Também fala com conhecimento empírico de quem está sempre frequentando as competições.

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