Estudo mostra que treinamento com peso melhora o rendimento na corrida

Foto: shutterstock
Foto: Shutterstock

Turíbio Barros*

Os benefícios do treinamento com pesos, ou seja, musculação, para corredores têm sido bastante valorizados.

Talvez o principal objetivo de treinos resistidos para quem pratica a corrida seja a preocupação com a prevenção de lesões.

De fato, o fortalecimento muscular é medida preventiva indispensável para proteção do aparelho locomotor do corredor.

Por outro lado, a importância de fortalecer os grupos musculares dos membros inferiores para melhora do desempenho, ainda não é consenso na literatura e talvez também não seja valorizado pelos praticantes de corrida.

Ultimamente, vários artigos científicos têm estudado esse assunto e, entre vários, podemos destacar um publicado por pesquisadores brasileiros na revista European Journal of Applied Physiology em 2015.

O grupo de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) analisou os benefícios de oito semanas de treinamento com pesos em um grupo de corredores comparado a um grupo controle.

Quando submetidos a vários testes de avaliação, os corredores que fizeram o programa de fortalecimento apresentaram vários benefícios comparados ao outro grupo.

Além dos efeitos esperados de melhora de força e potência, o projeto proporcionou um aumento de desempenho no teste de corrida de 10 km.

A equipe que foi submetida ao treino com pesos, diminuiu o tempo de corrida para o percurso, principalmente por uma melhora do ritmo nos últimos 2.800 metros da prova, denotando uma maior resistência à fadiga como resultado do programa de fortalecimento.

Trata-se de mais uma evidência da importância de exercícios resistidos associados ao treinamento de corrida, estendendo os benefícios de prevenção de lesões para uma interessante melhora de desempenho.

*TURÍBIO BARROS

Mestre e Doutor em Fisiologia do Exercício pela EPM. É membro do American College of Sports Medicine, professor e coordenador do Curso de Especialização em Medicina Esportiva  da Unifesp e fisiologista do São Paulo FC e coordenador do Departamento de Fisiologia do E.C. Pinheiros www.drturibio.com

Facebook
Facebook
Google+
http://blog.sindiclubesp.com.br/estudo-mostra-que-treinamento-com-peso-melhora-o-rendimento-na-corrida/">
Twitter
Visit Us
YouTube
YouTube
Pinterest
LinkedIn
RSS
Notícias por Email
SHARE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *