eSocial vai ficar para 2015

esocial-1374759873

O governo adiou pela quinta vez o cronograma do eSocial e transferiu para 2015 a obrigatoriedade de adesão ao novo sistema que unifica em um único ambiente online todas as informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas que as empresas são obrigadas a enviar ao órgãos oficiais.

Agora, a previsão é de que o eSocial comece a funcionar a partir do meio do ano que vem, primeiramente para as grandes empresas.

O cronograma para as demais empresas ainda está em discussão, assim como as regras, que deverão ser simplificadas.

No futuro, o eSocial será obrigatório para todas os estabelecimentos do país, desde os microempreendedores Individuais.

O novo prazo foi formalizado por representantes do governo em reunião na Fenacon (Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis).

A instituição do eSocial vem passando por sucessivos adiamentos.

Em 17 julho do ano passado, o Ato Declaratório Executivo nº 5 aprovou o leiaute do eSocial, com as regras para funcionamento do sistema, e instituiu a data de janeiro de 2014 para início da obrigatoriedade de adesão ao sistema.

Esse prazo inicial foi adiado posteriormente, mas sem divulgação oficial, para abril deste ano, que acabou não sendo cumprido.

O Sindi-Clube acompanha esses desdobramentos e, na próxima quarta-feira (28/5), às 10h, a Consultoria Jurídica Online estará aberta para perguntas dos gestores dos clubes sobre o eSocial, via internet.

Para participar é necessário fazer inscrição pelo telefone (11) 5054-5464.

Visite o portal do Sindi-Clube e saiba mais de assuntos que interessam ao seu clube.