Encontro de Soluções oferece alternativas importantes no Congresso Brasileiro de Clubes

Encontro de soluções 2016_horizontalTrês palestras do “Encontro de Soluções SINDI-CLUBE” oferecerão aos participantes do Congresso Brasileiro de Clubes informações sobre temas que afetam diretamente a administração das agremiações: economia de água e energia elétrica, eficiência operacional e qualidade nos serviços, e como devem ser feitas as contratações terceirizadas, cuja lei pode sofrer importante alteração.

O Congresso, organizado pela Confederação Brasileira de Clubes (CBC) e Federação Nacional dos Clubes (FENACLUBES), com apoio do SINDI-CLUBE, será realizado de 27 a 29 de maio, no hotel Royal Palm Plaza, em Campinas.

O presidente do SINDI-CLUBE, Cezar Roberto Leão Granieri, Betinho, define o “Encontro de Soluções”:

“Oferecemos um painel feito por expositores especialistas para suprir presidentes, diretores e gestores com indicações que podem esclarecer questões urgentes da administração dos seus clubes. Vai ser um evento de grande utilidade prática”, diz Betinho.

Informação e atualização

O “Encontro de Soluções” será aberto às 14 horas, em 27 de maio.

A primeira palestra “Economia de água e energia elétrica nos clubes” terá como expositor Carlos Miller Neto, diretor de patrimônio do Esporte Clube Pinheiros, que explica a abordagem do assunto.

“Vamos mostrar as soluções possíveis para minimizar o consumo e reduzir os gastos com água, que é uma parcela significativa do orçamento do clube. Uma saída, que nós utilizamos no Pinheiros, é a água de reúso para lavar os ambientes e regar jardins. Muitos dirigentes não sabem quanto custa cada banho tomado pelos associados no clube. O gasto de energia da água aquecida dobra o desembolso. O Pinheiros tem uma previsão, para 2016, de gastar R$ 2 milhões com água. É um valor alto, que tentamos reduzir com projetos sustentáveis”, diz Miller Neto.

A palestra seguinte, “Eficiência operacional e a qualidade dos serviços”, será dada por Renato Maio e Sérgio Lozinsky, sócios da Lozinsky Consultoria.

Maio explica que o propósito da exposição será mostrar como o clube pode melhorar a governança, processo e controles, tendo como suporte sistemas e tecnologia.

“Os motivadores dos clubes pela busca da eficiência são parecidos. Os negócios atuais forçam, cada vez mais, que todos os setores se profissionalizem para gerar maior valor agregado  nos serviços aos seus associados. Por outro lado, lidar com a TI exige um conjunto de conhecimentos que vai além de microcomputadores, rede de dados, pequenos sistemas e telefones celulares”, diz.

A palestra de encerramento será “Terceirização:  como é, o que pode mudar”, com Valter Piccino, consultor jurídico do SINDI-CLUBE.

“Podemos definir terceirização como a contratação, pelo clube, de serviços de terceiros para suas atividades meio e, assim, liberar seus gestores à dedicação exclusiva da atividade fim, que é a razão da existência da associação. Hoje, terceirização não pode ser vista como sinônimo de economia, mas sim de qualidade e eficiência. Daremos explicações como devem ser feitos os contratos para essa finalidade. Porém, há a iminência de uma nova legislação, por meio do PL 4330/2004, já relatado no Senado, que torna a terceirização irrestrita, inclusive para a atividade fim. Também vamos abordar os efeitos dessa possível novidade”, afirma Piccino.

Sessão de perguntas e estande

Após cada palestra, os participantes do “Encontro de Soluções” poderão dirigir perguntas aos expositores, para a troca de ideias e experiências.

Durante todos os dias do Congresso de Clubes, o estande montado pelo SINDI-CLUBE irá recepcionar os dirigentes com o mesmo objetivo de esclarecer dúvidas, além de servir de ponto de encontro e confraternização.

Visite o portal  e curta a página do SINDI-CLUBE no Facebook para saber mais de assuntos que interessam ao seu clube.

Facebook
Facebook
Google+
http://blog.sindiclubesp.com.br/encontro-de-solucoes-oferece-alternativas-importantes-no-congresso-brasileiro-de-clubes/">
Twitter
Visit Us
YouTube
YouTube
Pinterest
LinkedIn
RSS
Notícias por Email
SHARE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *