Encontro com Autor recebeu José Eduardo Agualusa, no Clube Paulistano

Agualusa autografou livros para os fãs
Agualusa autografou livros para os fãs

Nesta quarta-feira (19), o Clube Athletico Paulistano recebeu mais uma edição do Encontro com o Autor, agora com o escritor angolano José Eduardo Agualusa, para falar sobre o seu mais novo livro, “A sociedade dos Sonhadores Involuntários”.

O evento reuniu associados do clube, de todas as idades, que acompanham o trabalho do escritor.

Além do lançamento, o autor teve a oportunidade de falar de publicações anteriores e ressaltou que esta nova obra é bem diferente das outras: “É um livro de pura ficção, mas com um pé na realidade”, explicou.

“A Sociedade dos Sonhadores Involuntários “é o 14º romance do escritor, que já escreveu, entre outros, “Nação Crioula”, “O Vendedor de Passados”, “Estação das Chuvas” e “Teoria Geral do Esquecimento”.

Ele contou, durante o encontro, a origem do novo livro.WhatsApp Image 2017-07-20 at 14.16.33 (1)

“É um livro que comecei a escrever há bastante tempo, as primeiras frases foram escritas há 6, 7 anos, e foi muito marcado pelo movimento que deu origem a chamada Primavera Árabe, que teve uma grande repercussão na Angola também”.

Além de tratar desse movimento histórico, Agualusa também resolveu abordar uma preocupação antiga que tem a ver com o mistério dos sonhos.

Relatou que ele mesmo tem uma relação muito pessoal com os sonhos, se considera um sonhador profissional e os personagens do novo livro têm essa característica em comum.

Agualusa lembrou que personagens de suas obras já vieram de sonhos.

“Desde que comecei a escrever me acontece de sonhar com enredos, com diálogos e personagens. O ‘Vendedor de Passados’ me apareceu num sonho e na manhã seguinte comecei a escrever o conto, que foi publicado num jornal português e depois escrevi um romance com este personagem”.

Ao ser questionado sobre a relação com o que é real e com o que é fantasia, se a realidade compete com a ficção e como os autores de ficção lidam com isso, ele diz que a realidade sempre ultrapassa a ficção.

“Acordamos de manhã e vemos nos jornais situações que parecem mentira. Costumo dizer aos meus filhos que se alguma coisa parece absurdamente impossível, então é verdade, porque só a realidade inventa as ficções mais improváveis”.

O Sindi-Clube promove sessões do Encontro com Autor ao longo de todo o ano, em diversos clubes paulistas.

O evento é também uma oportunidade de aproximar escritores de seu público e despertar a curiosidade de quem ainda não conhece as obras de um determinado autor.

Fique atento à programação dos encontros e sugira na direção cultural de seu clube seus autores preferidos!

Visite o nosso portal e curta o Sindi-Clube no Facebook e Instagram para saber mais de assuntos que interessam ao seu clube.

Facebook
Facebook
Google+
http://blog.sindiclubesp.com.br/encontro-com-autor-recebeu-jose-eduardo-agualusa-no-clube-paulistano/">
Twitter
Visit Us
YouTube
YouTube
Pinterest
LinkedIn
RSS
Notícias por Email
SHARE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *