Dia Mundial do Brincar afirma direito da criança ao lazer e à participação na vida cultural e artística

Foto: Shutterstock
Foto: Shutterstock

Sílvia Queiroz*

Neste ano, a ITLA (International Toy Library Association), atuante nas causas sobre a importância do brincar, nos presenteou com um tema necessário e indispensável, o Brincar Sustentável.

De acordo com essa temática, propõe-se um enfoque em educação ambiental dirigido a todos os cidadãos do mundo.

Nossas crianças precisam, desde cedo, perceber o bom aproveitamento dos materiais, que contribui sustentavelmente e coletivamente com nosso planeta.

Brincadeiras e brinquedos sustentáveis são objetos que se transformam em outro produto para o desenvolvimento do brincar, criando brinquedos estruturados, que podem ser utilizados em seu ambiente de lazer, brinquedotecas, espaços lúdicos, escolas e outros.

Não é apenas reciclagem e sim ARTE!

É a experiência da ressignificação. Não era a finalidade, mas se tornou a consequência.

São inúmeras ideias! Você já pensou em transformar flutuadores de piscina sem uso em uma brincadeira, jogo estratégico?

O brincar vem sendo reconhecido como atividade indispensável ao desenvolvimento de potencialidades humanas relacionadas a aspectos cognitivos e afetivo-emocionais, sociais e culturais, para todas as idades.

O Dia Mundial do Brincar foi instituído em 28 de maio de 1999, na 8ª Conferência Internacional de Brinquedotecas da ITLA, em Tóquio, para chamar a atenção de todos os atores para esse direito das crianças, tão esquecido por parte dos adultos.

Sua mentora, Freda Kim, propôs a comemoração sempre no dia 28 de Maio, data de fundação da ITLA.

Desde então, o Dia Internacional do Brincar é comemorado anualmente pelas entidades filiadas ao organismo, como é o caso da Associação Brasileira de Brinquedotecas, e muitas outras organizações com foco na infância.

O objetivo dessa festa mundial é afirmar o direito de brincar, em consonância com o Artigo 31 da Convenção dos Direitos da Criança, que reconhece o direito de cada criança ao descanso, lazer, jogos, atividades recreativas livres e plena participação na vida cultural e artística.

Mais do que nunca, desejamos a todos que o brincar permaneça e se perpetue com novas descobertas, muita alegria, crie laços de mudança e nova postura existencial!

O tema convida a nos relacionarmos com a natureza, adultos e crianças, afinal “Brincar é necessário” e “Contemplar é preciso”!

*Sílvia Queiroz, artista plástica especializada em arteterapia e arte aplicada é consultora de Brinquedoteca Sindi-Clube.

Visite o portal  e curta a página do Sindi-Clube no Facebook para saber mais de assuntos que interessam ao seu clube.

 

Facebook
Facebook
Google+
http://blog.sindiclubesp.com.br/dia-mundial-do-brincar-afirma-direito-da-crianca-ao-lazer-e-a-participacao-na-vida-cultural-e-artistica/">
Twitter
Visit Us
YouTube
YouTube
Pinterest
LinkedIn
RSS
Notícias por Email
SHARE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *