Corridas longas ou curtas: qual delas emagrece mais?

shutterstock_93253366

Gustavo Luz*

Quem pensa que para correr bem basta calçar os tênis e ir treinar está enganado.

Ter o seu objetivo nos treinos, monitorar a intensidade do esforço, identificar dores no corpo, descansar e planejar a rotina de trabalho também são fundamentais para evoluir de forma gradativa.

Pensando nisso, passarei três dicas clássicas para corredores.

1) O que é melhor para emagrecer: corridas longas e lentas ou curtas e rápidas?
As duas podem ajudá-lo a perder peso, se você mantiver a alimentação sob controle. Corridas longas e lentas são mais fáceis de administrar para a maioria dos corredores e, geralmente, levam a menos lesões do que as corridas mais velozes. Você queima mais ou menos 60 calorias por quilômetro em corridas mais longas. Corridas curtas e rápidas queimam um pouco mais e ainda elevam o gasto calórico no pós-treino (mais que as corridas lentas). O que você deve fazer? A escolha é sua, mas se preferir corridas mais rápidas faça sempre uma corrida mais tranquila entre elas para minimizar os riscos de se machucar.

2) Você começa rápido demais?
É muito comum ver corredores largando muito forte e “quebrando” antes da linha de chegada. Quando você inicia a corrida em um ritmo alto demais, pode acabar recrutando as fibras musculares, o sistema de energia e até os caminhos neuromusculares de forma errada. De uma maneira geral, tente correr os primeiros 70% em um ritmo relativamente confortável e, se estiver bem, acelere nos 30% finais.

3) Você corre de estômago vazio?
Esse é um dos maiores erros cometidos pelos corredores, especialmente os que correm pela manhã. Fazer um pequeno lanche de fácil digestão até uns 30 minutos antes de correr otimiza a queima calórica e a qualidade do treino. Se não comer nada, provavelmente usará as suas reservas de gordura antes da hora. Pode parecer uma boa ideia, mas a gordura não supre as necessidades de energia tão bem, o ritmo de corrida diminui e você pode se cansar mais rápido.

*Gustavo Luz Távora, educador físico, treinador de corrida e triatlo desde 2006 e praticante há quase 15 anos. Diretor técnico da G-Luz Top Team, vive atento a tudo que se refere a fisiologia do exercício. Também fala com o conhecimento empírico de quem está sempre frequentando as competições.

Visite o portal do Sindi-Clube e saiba mais de assuntos que interessam ao seu clube.

Facebook
Facebook
Google+
http://blog.sindiclubesp.com.br/corridas-longas-ou-curtas-qual-delas-emagrece-mais/">
Twitter
Visit Us
YouTube
YouTube
Pinterest
LinkedIn
RSS
Notícias por Email
SHARE

1 pensamento em “Corridas longas ou curtas: qual delas emagrece mais?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *