Convênio com Universidade Metodista e federações vai formar técnicos e árbitros

Sindiclube - Handball - 09/10/2010 - Foto: Miguel Schincariol
Foto: Miguel Schincariol

A Universidade SINDI-CLUBE, a Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), juntamente com federações esportivas, vão lançar o programa “Escolas de Esportes” para a formação de técnicos e árbitros, nas diversas modalidades.

A primeira ação dessa parceria envolve a Federação Paulista de Handebol (FPHb).

O convênio entre as entidades busca a diversificação da prática esportiva e, por isso, vai oferecer cursos de formação, notadamente em modalidades como o handebol, muito desenvolvido nas escolas, mas que tem prática reduzida nos clubes.

O presidente da Federação Paulista de Handebol, Celso Gabriel, aposta no aprimoramento de técnicos e árbitros para conquistar mais espaço para a modalidade.

Toto e Gabriel: aprimoramento técnico na formação de atletas

“Temos o objetivo de conversar com os clubes para que participem, inscrevendo seus profissionais, e nos apoiem nesse grande desafio de criar escolas que desenvolvam técnicos e árbitros de handebol. A finalidade é unificar o ensino da modalidade, para que a formação de atletas se dê da forma correta, aplicada por profissionais que tenham conhecimento específico e atualizado, igual ao que é feito nos centros mais adiantados do mundo nessa prática”, diz Gabriel.

O coordenador do Curso de Educação Física da Umesp, Rogério Toto, está otimista quanto aos benefícios da parceria para o aperfeiçoamento técnico de treinadores e árbitros.

“A Universidade SINDI-CLUBE e a FPHb são duas entidades pelas quais temos profundo respeito. Participaremos dessa iniciativa das escolas de esportes com a experiência de mais de 20 anos do nosso curso de educação física para desenvolver projetos pedagógicos. Existe uma massa crítica interessada, constituída por um grande número de treinadores, em todas as categorias, do mirim ao principal. Há necessidade de capacitação contínua para se conseguir um efeito positivo na formação dos atletas de handebol”, afirma Toto.

Momento favorável

O presidente do SINDI-CLUBE, Cezar Roberto Leão Granieri, Betinho, ressalta que o convênio entre as três entidades para constituir escolas de esportes insere-se no momento favorável no qual vive o esporte brasileiro, pós-Olimpíada.

“Trata-se de uma iniciativa pioneira, feita na esteira do sucesso dos recém-terminados Jogos Olímpicos que levaram o país a um patamar superior no cenário esportivo mundial, que nos dá condições de almejar metas ainda mais ousadas. Investir na preparação de técnicos e árbitros dos mais diferentes esportes faz parte desse propósito”, diz Betinho.

Visite o portal  e curta a página do Sindi-Clube no Facebook para saber mais de assuntos que interessam ao seu clube.