Conheça as modalidades paraolímpicas: tênis de mesa

David Freitas ACTM-CE e João Paulo Lauriano ACTM-CE TENIS DE MESA

O tênis de mesa é um dos mais tradicionais esportes paraolímpicos, disputado desde os Jogos de Roma tanto no masculino quanto no feminino.

A modalidade esteve presente em todas as edições dos Jogos Paraolímpicos.

A história do tênis de mesa no Brasil se confunde com a do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), pois a modalidade começou com a fundação do Comitê, em 1995. O país é representado nos Jogos Paraolímpicos desde Atlanta (1996).

Os atletas são divididos em 11 classes distintas.

Mais uma vez, segue a lógica de que quanto maior o número da classe, menor é o comprometimento físico-motor do atleta.

A classificação é realizada a partir da mensuração do alcance de movimentos de cada atleta, sua força muscular, restrições locomotoras, equilíbrio na cadeira de rodas e a habilidade de segurar a raquete.

No tênis de mesa participam atletas do sexo masculino e feminino com paralisia cerebral, amputados e cadeirantes.

As competições são divididas entre atletas andantes e cadeirantes.

Os jogos podem ser individuais, em duplas ou por equipes.

As partidas consistem em uma melhor de cinco sets, sendo que cada um deles é disputado até que um dos jogadores atinja 11 pontos.

Em caso de empate em 10 a 10, vence quem primeiro abrir dois pontos de vantagem.

A raquete pode ser amarrada na mão do atleta para facilitar o jogo.

Nos Jogos Parapan-Americanos do Rio de Janeiro em 2007, o Brasil foi campeão geral da modalidade com 26 medalhas, sendo 11 de ouro, sete de prata e oito de bronze.

A instituição responsável pela modalidade é a Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF).

No Brasil, a modalidade é organizada pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM).

Visite o portal do Sindi-Clube e saiba mais de assuntos que interessam ao seu clube.