Conheça as modalidades paraolímpicas: bocha

bocha 1

Bocha é um dos esportes criados exclusivamente para deficientes, ao contrário da maioria das modalidades paraolímpicas que são uma adaptação de um esporte convencional.

Estreou no programa paraolímpico oficial em 1984, em Nova Iorque.

Competem os paralisados cerebrais severos que utilizem cadeira de rodas.

bocha 2
Equipe brasileira de bocha na última Paraolimpíada (Foto: Comitê Paraolímpico Brasileiro)

O objetivo do jogo é lançar bolas coloridas (azul e vermelha) o mais próximo possível de uma bola branca chamada de jack (no Brasil, bolim).

É permitido o uso das mãos, dos pés ou de instrumentos de auxílio. Há três maneiras de se praticar o esporte: individual, duplas ou equipes.

Na Paraolimpíada de Londres, em 2012, além do bicampeonato em duplas BC4, com Eliseu Santos e Dirceu Pinto, a bocha brasileira teve ainda outros dois ouros, com o próprio Dirceu Pinto na BC4 e Maciel Sousa na BC2, e um bronze de Eliseu na BC4.

Com as quatro medalhas, a bocha foi a única modalidade com mais de uma medalha em disputa em que o Brasil foi o líder geral.

A para-atleta Daniele Martins foi desclassificada nas oitavas de final da categoria individual de bocha, classe BC3, na última Paraolimpíada.

“Eu esperava ser classificada para a final. Meu foco, a partir de então, é fazer muito melhor aqui no Brasil, em 2016, e conquistar uma medalha. Quero ter um bom desempenho para me manter entre os primeiros no ranking”, disse Daniele.

Visite o portal do Sindi-Clube e saiba mais de assuntos que interessam ao seu clube.

Facebook
Facebook
Google+
http://blog.sindiclubesp.com.br/conheca-as-modalidades-paraolimpicas-bocha/">
Twitter
Visit Us
YouTube
YouTube
Pinterest
LinkedIn
RSS
Notícias por Email
SHARE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *