Conheça as modalidades olímpicas: vela

Martine e Kahena: três pódios em 2015
Martine e Kahena: três pódios em 2015 (Foto: OnEdition)

A vela já rendeu muitas medalhas para o Brasil em olimpíadas.

A pouco mais de um ano dos Jogos Olímpicos Rio-2016, a modalidade vem garantindo seu espaço.

No início de junho, as velejadoras brasileiras, Martine Grael e Kahena Kunze conquistam ouro pela classe 49erFX, na terceira etapa da Copa do Mundo de Vela, em Weymouth, na Inglaterra.

Dupla campeã mundial garantida em 2016 (Foto: CBVELA)
Dupla campeã mundial garantida em 2016 (Foto: CBVela)

Essa foi a terceira participação das atuais campeãs mundiais nesta temporada da Copa e o terceiro pódio.

Na etapa de Miami, nos Estados Unidos, a dupla conquistou a medalha de bronze e, em Hyères, na França, a medalha de prata.

Em março, a Confederação Brasileira de Vela anunciou os primeiros atletas brasileiros confirmados para o Rio-2016.

Cinco das dez classes olímpicas já tem representantes definidos. São elas: 470 feminina, com a dupla Fernanda Oliveira e Ana Barbachan; 49erFX, com Martine Grael e Kahena Kunze; Finn, com o campeão mundial de 2011 Jorginho Zarif; e as duas classes RS:X, com Ricardo Winicki e Patrícia Freitas.

Uma das classes mais tradicionais da vela em olimpíadas, a Star, não será disputada em 2016. Em 2011, o conselho da Federação Internacional de Vela (ISAF) decidiu tirar a classe dos Jogos do Rio.

O Brasil conquistou seis medalhas olímpicas na Star: duas de ouro, uma de prata de e três de bronze.

Visite o portal do Sindi-Clube e saiba mais de assuntos que interessam ao seu clube.