Confira dicas de escritores para se sair bem no Prêmio Nacional de Literatura dos Clubes

dicas

O Prêmio Nacional de Literatura dos Clubes, organizado anualmente pelo Sindi-Clube em parceria com a FENACLUBES e a Academia Paulista de Letras, em 2017, chega ao sétimo ano (e a segunda edição com abrangência nacional).

Na última edição, foram 45 clubes participantes, de 22 cidades, com 220 obras inscritas. Com tantos concorrentes, é importante se destacar para ter chances de ser um dos premiados! Para te ajudar, conversamos com escritores que estão envolvidos na organização do concurso e conseguimos algumas dicas valiosas.

A escritora e integrante da Academia Paulista de Letras, Anna Maria Martins, destacou que a qualidade dos textos inscritos é sempre alta e tende a aumentar. “São textos muito bons, com muita diversificação e boa qualidade literária. Com a ampliação do concurso, há um aumento no número de textos e espere-se mais qualidade também.”

“Mais do que estimular a leitura, o conceito do concurso é fazer com que os concorrentes expressem seus sentimentos, sua visão de mundo”, lembrou o escritor, jornalista e jurado do Prêmio, Joaquim Maria Botelho. E, seguindo o conceito de aumentar o interesse pela literatura, os dois escritores deixam claro que ler é o melhor jeito de se preparar.

“Cada peça de um autor é resultado de todas as leituras que ele fez durante a vida, então, quanto mais temas variados ele lê e quanto mais contato com a literatura, maiores são as chances de desenvolver uma literatura própria de boa qualidade técnica”, afirmou Joaquim.

“Ler muito, ter narrativa qualificada, estrutura bem montada e conhecimento do assunto tratado”, é a dica dada por Anna Maria.

Joaquim citou, ainda, a frase de Monteiro Lobato, “Quem mal lê, mal ouve, mal fala, mal vê”, e ressaltou a importância dos Clubes de Leitura. “Notamos que os clubes com mais vencedores são os que têm atividades como oficinas de literatura e clubes de leitura, em que os associados são estimulados a ler e escrever”.

E ai, estão prontos? Então, mãos à obra!

Confira o regulamento completo.

Visite o nosso portal e curta o Sindi-Clube no Facebook e Instagram para saber mais de assuntos que interessam ao seu clube.

Facebook
Facebook
Google+
http://blog.sindiclubesp.com.br/confira-dicas-de-escritores-para-se-sair-bem-no-premio-nacional-de-literatura-de-clubes/">
Twitter
Visit Us
YouTube
YouTube
Pinterest
LinkedIn
RSS
Notícias por Email
SHARE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *