Começou a correr e está com dor na canela? Não tem treinador? Veja como agir

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Gustavo Luz*

Começou a correr há pouco tempo?

Então não encare a corrida com cobranças exageradas de tempos, deixe isso mais para frente, quando for um corredor mais experiente.

Em um primeiro momento, pense nos benefícios físicos e emocionais que a atividade proporciona.

Confira então três respostas para dúvidas comuns entre os corredores iniciantes:

  1. A corrida pode ajudar na melhora do sono?

Sim.

O exercício físico regular é comprovadamente um aliado de uma noite bem dormida.

Em atividades como a corrida, ocorrem ajustes orgânicos que podem melhorar as funções corporais, como a perda de gordura corporal e a utilização das vias aéreas de forma mais eficiente.

Uma sugestão é priorizar treinos no período da manhã ou da tarde.

  1. Começou a correr e está com dor na canela?

Provavelmente, trata-se de uma canelite, uma lesão comum nos corredores iniciantes devido ao impacto e que pode ter aparecido por você ter treinado demais nesse começo.

Numa situação dessas, diminua bem o ritmo dos treinos ou mesmo pare por um tempo, não vale à pena forçar a barra.

Para evitar o impacto e manter o condicionamento, experimente malhar ou nadar, por exemplo.

A regra é, se doer, não faça.

  1. Vale à pena ter um treinador?

Sim.

Muitos corredores começam a treinar por conta própria.

A ideia é ganhar algum condicionamento e, caso necessário, perder uns quilinhos para só então ingressar na academia ou na equipe de corrida e contar com a ajuda de um profissional.

Mas, na verdade, o ideal seria buscar esse auxílio desde o início, já que um treino sem controle de intensidade e frequência tem mais chance de dar errado, transformando entusiasmo em frustração.

*Gustavo Luz é educador físico formado pela Estácio de Sá, treinador de corrida e triatlo desde 2006. Diretor técnico da G-LUZ Top Team vive atento a tudo que se refere à fisiologia do exercício. Também fala com conhecimento empírico de quem está sempre frequentando as competições.

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