Cinzas, a volta ao normal!

shutterstock_49629544

Nabil Ghorayeb*

Ufa! Quem dançou, dançou! A maioria silenciosa inicia sua volta à vida normal.

Os abusos alimentares e etílicos já mostram o tamanho da conta a ser paga – pior são os abusos de estimulantes, energéticos e drogas.

As tradicionais receitas de comadres e dos mui amigos são várias: tomar azeite puro (argh!), refrigerantes de cola com café e ácido acetilsalicílico (a velha aspirina, AAS e similares) em doses cavalares.

Café amargo com antiácidos e outras dicas menos conhecidas, consideradas apenas alternativas, sem respaldo médico.

Essas conhecidas receitas caseiras não são curativas e nem milagrosas, tendo efeito mais psicossomático do que físico.

Porém, algumas mais radicais podem agravar os sintomas digestivos ou mesmo trazer novos problemas médicos.

Bom, a verdade é que devemos cuidar da famosa “intoxicação” aguda do aparelho digestivo – representada por náuseas, má digestão, vômitos, dores de cabeça, tonturas, gosto amargo/metálico na boca etc. – que é o resultado dos abusos do feriado.

Além da medicação específica, no mínimo por três dias, a orientação é consumir apenas alimentos sem gordura e de fácil digestão, usando pouco sal e nada de açúcar.

Pela sua composição “forte e gordurosa”, evitar os molhos e temperos de toda ordem sem exceções.

Na ocorrência de problemas cardíacos, como palpitações, elevação da pressão, falta de ar, dores no peito e outros, procurar o cardiologista sem delongas, pois certos sintomas não devem perdurar por muito tempo sem diagnóstico e tratamento.

As atividades físicas devem ser reiniciadas gradativamente, começando com duas a três vezes semanais e, dependendo do nível de desgaste durante o carnaval, levar mais tempo para aumentar a intensidade dos treinos.

Analgésicos e anti-inflamatórios devem ser mantidos fora do contexto do tratamento, por não acrescentarem nada de útil e induzirem a riscos ao aparelho digestivo.

Uma certeza: o ano começou! Feliz Ano Novo a todos.

*Nabil Ghorayeb, doutor em Cardiologia, é especialista  em  Cardiologia  e Medicina do Esporte e mantém o site CardioEsporte onde podem ser lidos mais artigos com informações e dicas úteis para a saúde.

Visite o portal do Sindi-Clube e saiba mais de assuntos que interessam ao seu clube.

Facebook
Facebook
Google+
http://blog.sindiclubesp.com.br/cinzas-a-volta-ao-normal/">
Twitter
Visit Us
YouTube
YouTube
Pinterest
LinkedIn
RSS
Notícias por Email
SHARE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *