Caminhar é uma boa opção para sair do sedentarismo e criar novos hábitos

Depositphotos_56468157_xl-2015

Gustavo Luz*

Quanto menos treinado for o corpo, mais rápido é o surgimento das melhorias físicas.

No caso das pessoas sedentárias, a caminhada é uma ótima estratégia por ser um exercício que pode ser feito em baixa intensidade, mas que proporciona excelentes resultados em relativamente pouco tempo.

Do ponto de vista fisiológico, a caminhada promove a redução da pressão arterial, melhora na circulação sanguínea e nas funções pulmonares, aumenta a liberação de endorfina, além de ajudar no retardo da osteoporose e controlar o diabetes.

O simples fato de você estar caminhando, não importa se por 15 minutos ou uma hora, já faz de você um esportista.

E isso é um ótimo primeiro passo para ter a curiosidade de comer um pouco melhor, de comprar itens mais saudáveis e menos calóricos para a despensa, até por que aprendemos em quilos a mais na balança o custo de um hambúrguer.

É claro que mudar para melhor é muito bom, mas cuidado com a ansiedade de querer resultados rapidamente, você vai ter que ir aos poucos.

Se está sedentário há muito tempo, talvez 15 ou 20 minutos de caminhada sejam uma boa para criar os primeiros hábitos.

Se quiser, depois da caminhada, inclua uma ou duas séries de seis abdominais simples, só pra criar o hábito também.

Aos poucos você vai ganhando confiança e aumentando o tempo do exercício, se quiser.

Uma ótima ideia para você, que não tem experiência nenhuma com atividades físicas, é ter a ajuda de um profissional de educação física, ele é a pessoa certa para manter seus treinos na medida e a motivação em alta.

Quando o ritmo da caminhada começar a ficar confortável demais, uma opção é evoluir para a corrida.

Uma opção, não uma obrigação.

A caminhada já faz de você uma pessoa ativa e, para quem ainda está bem acima do peso, é uma modalidade bastante segura.

Mas, ao sentir que o treino deu uma estacionada, varie os estímulos, mescle treinos de caminhada lenta e rápida ou mesmo caminhada e corrida.

E se optar por experimentar a corrida, uma boa sugestão é começar alternando quatro minutos de caminhada com um minuto de corrida por 20 ou 30 minutos.

*Gustavo Luz: É educador físico formado pela Estácio de Sá, treinador de corrida e triatlo desde 2006 e praticante há quase 20 anos. Diretor técnico da G-LUZ Top Team, vive atento a tudo que se refere à fisiologia do exercício. Também fala com conhecimento empírico de quem está sempre frequentando as competições

Visite o nosso portal e curta o Sindi-Clube no Facebook Instagram para saber mais de assuntos que interessam ao seu clube.

Facebook
Facebook
Google+
http://blog.sindiclubesp.com.br/caminhar-e-uma-boa-opcao-para-sair-do-sedentarismo-e-criar-novos-habitos/">
Twitter
Visit Us
YouTube
YouTube
Pinterest
LinkedIn
RSS
Notícias por Email
SHARE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *