Árbitra da Olimpíada dá curso sobre ginástica artística feminina

Yumi falou das regras e das esperanças de medalha do Brasil

O curso sobre ginástica artística feminina, terceiro da série promovida pela Universidade Sindi-Clube sobre modalidades olímpicas, realizado em parceria com a Aceesp (Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo), foi ministrado pela árbitra internacional Yumi Sawasato.

Convocada para a Olimpíada do Rio, Yumi também é diretora do Comitê de Ginástica Artistica Feminina da Federação Paulista de Ginástica e foi eleita, em 2008, pela Federação Internacional de Ginástica, a melhor árbitra do mundo, após participar pela terceira vez dos Jogos Olímpicos.

Na apresentação, os jornalistas conheceram as linguagens e símbolos técnicos da modalidade, além da prática e critérios de avaliação.

A expositora também comentou sobre o desempenho dos atletas brasileiros, tanto os que já conquistaram medalhas olímpicas, quanto os que disputarão a competição este ano.

Yumi acredita que o curso auxiliará o trabalho da imprensa durante a cobertura da Olimpíada, apesar de a ginástica ser um esporte de entendimento complexo.

“Essa modalidade, além da arte, é cheia de detalhes que não são tão perceptíveis para os jornalistas e o público. Isso dificulta um pouco o trabalho dos profissionais da mídia que, agora, depois da apresentação, tem maior noção de como são compostas as notas e podem comentar e transmitir com maior coerência e conhecimento”, conclui.

Expositora elogiada

Carla: qualidade para a transmissão

Entre os jornalistas que compareceram, Carla Bigatto, da Band News, enalteceu a presença de Yumi Sawasato no comando do curso.

“A escolha foi excelente, pois ela é muito influente no meio e conhece não só o esporte, mas os bastidores da preparação para a Olimpíada. É muito interessante, pois por diversas vezes recebemos informações de fontes não tão confiáveis assim. Isso aumenta a qualidade de nossas transmissões”, ressalta.

Visite o portal  e curta a página do Sindi-Clube no Facebook para saber mais de assuntos que interessam ao seu clube.

1 pensamento em “Árbitra da Olimpíada dá curso sobre ginástica artística feminina”