O alongamento é uma necessidade.
Podemos considerar que existem três qualidades físicas: força, resistência e flexibilidade.
Para desenvolver flexibilidade, o alongamento é absolutamente necessário.
Apesar de ser um consenso quanto a sua necessidade, ainda existem muitas dúvidas em relação a quando alongar.
O hábito ainda prevalente é alongar antes e depois da atividade física.
Para tentar discutir e esclarecer essas dúvidas, encontramos na literatura científica vários estudos relacionados ao tema.
A grande maioria dos trabalhos científicos e simpósios realizados nos levam às seguintes constatações:
- O alongamento deve ser sempre parte integrante de um programa de exercícios, e, portanto, precisa ser realizado sistematicamente, no mínimo três vezes por semana. A orientação de um profissional é fundamental, pelo menos até que uma rotina adequada seja estabelecida. O importante é a regularidade para que exista a efetiva contribuição para melhora de flexibilidade. Uma boa flexibilidade melhora o rendimento físico além de, comprovadamente, prevenir lesões.
- O alongamento pode ser feito antes da realização dos exercícios, lembrando que o benefício é crônico e não agudo, ou seja, a flexibilidade melhora gradativamente proporcionando uma prevenção quanto à incidência de lesões. Não existe nenhuma evidência científica de que o alongamento feito imediatamente antes do exercício previne lesões por um efeito imediato.
- Fazer alongamento após realizar exercícios físicos não proporciona nenhuma contribuição para melhorar a flexibilidade. Após os exercícios os músculos apresentam um quadro de microtraumas, que contraindica seu alongamento. O alongar pós-exercício só se justifica como uma técnica de relaxamento e se for realizado deve ser feito de forma muito leve para evitar um comprometimento da estrutura dos músculos.
*Turíbio Barros é mestre e doutor em Fisiologia do Exercício pela EPM (Escola Paulista de Medicina). Foi membro do American College of Sports Medicine, fisiologista do São Paulo FC e coordenador do departamento de fisiologia do E C Pinheiros. Atualmente, escreve para o site EuAtleta e mantém seu site www.drturibio.com
Visite o portal do Sindi-Clube e saiba mais de assuntos que interessam ao seu clube.