A importância da hidratação e da prática moderada de esportes na praia

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Nabil Ghorayeb*

No verão, diversas pessoas vão para as praias em busca de diversão.

Muitos aproveitam os feriados e as férias coletivas para curtir a estação praticando esportes aquáticos e de areia.

É nessa época que os cuidados com a pele, corpo e alimentação devem ser redobrados, pois com o aumento da população nas cidades litorâneas, surgem as viroses, infecções alimentares, insolações e desgastes físicos por causa do calor.

No que diz respeito à prática de esportes e atividades físicas nas praias, as recomendações mais importantes estão associadas à hidratação do organismo, com o consumo abundante de líquidos, no tempo da prática esportiva, que deve ser na média de 45 minutos diários, quatro vezes por semana, e o horário da prática esportiva – antes das 10h e após as 17h.

A prática de esportes é bem-vinda, desde que realizada de forma correta sem sacrificar o organismo.

Recomendamos as atividades de cunho aeróbico como caminhadas, corridas, bike, lazer na água, frescobol, futebol, vôlei de praia, entre outros.

Essas atividades devem ser praticadas moderadamente e nos horários em que o sol está menos agressivo.

Outro fator determinante é a condição ambiental.

O excesso de calor com a alta sensação térmica e a poluição das praias (areia e água) também devem ser levadas em conta.

Hidratação

  Os exercícios praticados na praia exigem mais do organismo devido a um maior grau de dificuldade que o exercício na areia proporciona.

A intensidade dos movimentos é mais elevada e demandam mais esforço físico do esportista, que gastará mais energia, num clima mais quente e, consequentemente perderá mais líquido, necessitando de hidratação abundante constante.

No caso das bebidas alcoólicas, não são consideradas hidratantes naturais do organismo.

A hidratação deve ser feita com água mineral ou de coco e líquidos isotônicos.

As bebidas alcoólicas são problemas sérios porque provocam um aumento exagerado da diurese, até 30% superior ao volume de líquido ingerido, então, tecnicamente desidratam.

 Dicas para a prática de esportes na praia

  • Consumo de líquidos abundante.
  • Uso de protetor solar no corpo e rosto a cada duas horas.
  • Uso de boné, óculos e viseiras para a proteção dos olhos e cabeça.
  • Uso de roupas leves.
  • Ingerir alimentos leves, como frutas, água de coco, lanches naturais.
  • Praticar as atividades por 45 minutos em média (quatro vezes por semana), antes das 10h e após as 17h.
  • Realizar as atividades de forma moderada e respeitar os limites do organismo.

*Nabil Ghorayeb, doutor em Cardiologia, é especialista  em  Cardiologia  e Medicina do Esporte e mantém o site CardioEsporte onde podem ser lidos mais artigos com informações e dicas úteis para a saúde.

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